Notícias 22, Mar, 2024

DM4You: projeto de investigação termina a recolha de amostras de ensaio clínico

asas

DM4You é a sigla do projeto “DM4you – Potencial da Dieta Mediterrânica no aumento da qualidade de vida: + saúde + sustentabilidade”, liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que pretende demonstrar, dinamizar e divulgar os benefícios da adesão à Dieta Mediterrânica para a saúde, para o ambiente e para a sociedade em geral. Pretende-se avaliar o efeito do consumo de sopa e fruta, na saúde e na longevidade de grupos de pessoas de duas faixas etárias (40 a 50 anos e entre os 60 e 70 anos) num ensaio pioneiro em Portugal. 

Para o efeito, todos os cerca de 80 participantes receberam, durante aproximadamente três meses, sopas da marca “Sopas Graciete” e pêra Rocha fornecida pela "Associação Nacional de Pêra Rocha”. Durante este período foram sujeitos a recolha de sangue e saliva para posterior análise.

No DM4You, todos os envolvidos e em particular os participantes têm a oportunidade de auxiliar a comunidade científica num trabalho pioneiro em Portugal que pretende investigar de que forma uma alimentação saudável pode contribuir para o aumento da qualidade de vida da população.

Este estudo possibilitará difundir aquela que foi considerada, pelo sexto ano consecutivo, a melhor dieta do mundo, transmitindo às novas gerações a riqueza e os benefícios das nossas tradições e do uso dos nossos recursos endógenos para a saúde e simultaneamente para o orçamento de cada um.

O DM4You junta instituições de ensino superior, associações e empresas do setor, designadamente: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.; Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha; Vasco, Nuno & Cláudio Vieira, Lda.; Ingrediente d’ Arromba Lda.; ADER-AL, Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejo; AICF Agroinovação S.A.; Universidade de Évora; ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo; Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia; Courela do Zambujeiro – Sociedade Franco Alentejana de Bio-Olivicultura, Lda.; Instituto Politécnico do Porto e Universidade do Porto.

DM4You