Notícias 06, Fev, 2019

Temos os Melhores

Entrevista da Veterinária Atual a Gonçalo da Graça Pereira, professor na ESAE

 

Entrevista Veterinária Atual 
"Sabe quem é o veterinário português com palestras marcadas para os quatro cantos do mundo?" 

Gonçalo da Graça Pereira é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior Agrária de Elvas (Instituto Politécnico de Portalegre) e Professor convidado em várias outras Faculdades e Universidades nacionais e internacionais. É ainda Autor, Co-autor e Coordenador de diversos estudos em Comportamento e Bem-estar Animal e foi eleito em 2019 presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine


Austrália, EUA, Ucrânia, China ou Brasil. Estes são apenas alguns dos destinos onde Gonçalo da Graça Pereira já tem palestras asseguradas para 2019. O médico veterinário diplomado pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina Comportamental (ECAWBM) já tem a agenda repleta com presença garantida em Congressos e Seminários.

Quisemos saber o que representam estas presenças internacionais no percurso profissional de Gonçalo da Graça Pereira. “Mais do que aquilo que representam para mim é o que representam para o trabalho feito em Portugal, mas também para a Medicina Comportamental e para o bem-estar animal. Significa que esta área da Medicina Veterinária está a ser cada vez mais discutida nos congressos internacionais e que as temáticas estão cada vez mais a captar atenções nos Congressos de todo o mundo. O interesse é crescente”.

Os convites, esses, vão surgindo “diretamente de palestra em palestra. Alguém que assiste a uma palestra e que é de outro país, quando está envolvido na organização de algum evento contactam-me, contactam-me e convidam-me. As pessoas gostam dos temas que apresento e ficam cativadas pela importância e relevo dos conteúdos e pela abordagem que é feita”.

Para 2019, os temas que vão estar em destaque dependem de país para país. “Tenho agendadas algumas palestras destinadas a médicos veterinários generalistas e outras para veterinários que já trabalham na área”.

Para os veterinários generalistas, os temas vão desde “o maneio friendly até generalidades dentro da medicina do comportamento, ou novas abordagens em termos de comportamento e bem-estar animal. Para os veterinários que já trabalham na área, os temas são mais aprofundados, como a avaliação do bem-estar animal ou temas mais específicos”.

Março/Abril

Turquia – Ankara e Kayseri

Bélgica – Bruxelas e Antuérpia

Ucrânia – Kyiv

Maio

Austrália – Perth (AVA Congress)

EUA – Orlando (NAVC Congress)

Colombia – Cali (Congreso de la Asociación de Médicos Veterinarios Especialistas en Pequeñas Especies Animales VEPA)

Junho

Roménia – Cluj-Napoca (Neurovet Congress)

Julho

China – Suzhou

Setembro

Russia – St. Petersburg (FECAVA Congress)

Áustria – Salzburg (VOK Congress)

Holanda – Eindhoven (European Congress of Veterinary Behavioural Medicine and Animal Welfare)

Outubro

Brasil – São Paulo

Novembro

Turquia – Istambul (TSAVA Congress)

Dezembro

China – Suzhou

 

Politecnico de Portalegre: temos os melhores